sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Santificação

Maria do Carmo Seixas (Carminha) 

SANTIFICAÇÃO

Quando o poder de Deus toma contato com a vida do homem, ao ponto de produzir a conversão, e a mudança do homem velho em novo homem, conforme a expressão de Paulo: constituiu-se o homem em Filho de Deus. Este filho de Deus espiritualmente é como uma criatura desvalida, com defeitos de caráter herdados e cultivados que configuram uma situação de debilidade e de desajuste moral.

O plano de Deus é que todos elementos do pecado, próprio da velha natureza, sejam vencidos. Pedro afirma que, a nos tem sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas de Cristo  para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões do mundo. Vemos pois que Cristo atua com sua graça, outorgando ao indivíduo o triunfo sobre as debilidades e lhe dá a santificação. De maneira que os sentimentos as intenções os ideais, enfim, de tudo que é vil vão se evoluindo com um programa de vida de identificação com a natureza de Deus.É pois a vontade de Deus a nossa santificação.

O crescimento cristão que é a ascensão laboriosa é um complemento indispensável ao novo nascimento e da reconciliação com Deus.Todas a bênçãos de paz que usufruímos depois da conversão, de perdão pelo arrependimento, de reconciliação pela confissão, todas as bençãos serão passageiras se não vierem acompanhadas de um processo de mudança que nos faça odiar o pecado e nos de força para abandoná-lo.

Mas para isto precisamos  travar conflitos contra as tendências hereditárias. Um caráter nobre é alcançado pelo esforço individual. O caráter nobre é formado mediante árduas lutas com o próprio eu. Paulo fala do segredo do próprio eu e assim se explica: "logo não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." É a crucificação da velha natureza, esta renúncia do eu, que faz com que Cristo viva em nós.E quando Ele vive em nosso coração, governa nossos pensamentos, nossas ações, nossos planos, interesses, se dá então entrosamento com a natureza divina e a nossa natureza.

É certo que através de toda nossa vida dependemos da misericórdia de Deus. O apóstolo declara: Se alguém pecar, temos  um advogado junto ao Pai, - Jesus Cristo, o justo. Na nossa marcha de vida há fracassos e quedas. muito embora não haja em nós pecados específicos como crimes etc.Mas há deficiências a vencer. Tudo isto é coberto pela justiça imputada de Cristo com a nossa fé Nele e no reconhecimento da nossa necessidade de sua ajuda.

A Santificação, este alvo que parece ser tão elevado, que se apresenta na conquista de um caráter santo, mas contudo pode ser atingido. Deus nunca pede coisas impossíveis, nunca nós dá coisas a suportar além das nossas forças,por isto Ele ordena: "portanto sede perfeitos, como meu Pai celestial é perfeito."

A dificuldade de uma vida santificada provem de um coração corrupto e da falta de vontade para submetermos a direção divina e esta direção divina é absolutamente essencial para que o poder de Deus atue em nós.Deus fez o homem a sua própria imagem para que reflita essa divina semelhança.


HINO
TEMPO DE SER SANTO
-Cantor Cristão-

Tempo de ser santo, tu deves tomar,
Viver com teu Mestre, seu livro estudar
Andar com Seu povo, e aos fracos valer,
As benções celestes de Deus sempre obter

Tempo de ser puro, tu deves achar 
A sós, sempre orando, com Cristo ficar,
Teus olhos bem fitos em Deus sempre ter,
Na tua conduta provar Seu poder.

Tempo de ser forte, tu deves buscar,
O Mestre seguindo por onde guiar;
No gozo ou tristeza, sempre obedecer, 
Da fonte divina, jamais te esquecer.

Tempo de ser útil, tu deves guardar,
Mui calmo nas lutas, em Deus confiar;
Socorre os aflitos, repletos de amor,
Os passos seguindo do teu Salvador.
***
Hebreus 12:14
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Josué 3:5
Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.

II Tessalonicenses
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário